sexta-feira, 26 de julho de 2013

NORDESTE É A ÚNICA REGIÃO QUE AINDA APROVA O GOVERNO DE DILMA!

Das cinco regiões do país, o Nordeste é a que melhor avaliou o governo Dilma, de acordo com pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o instituto Ibope e divulgada nesta quinta-feira (25).
No Nordeste, 56% dos entrevistados aprovam o governo da presidente, 11 pontos percentuais acima dos 45% da média nacional. Na sequência, vêm as regiões Norte e Centro-Oeste, com 51% de avaliação positiva. O pior desempenho do governo federal vem na região Sul (41% de aprovação) e Sudeste (apenas 37%).
Entre os Estados, a maior aprovação foi identificada do Ceará (70%), seguido por Pernambuco (58%) e Bahia (54%).  As unidades da federação com menores percentuais de aprovação do governo foram Rio de Janeiro, com 19% avaliando como ótimo ou bom, seguido por Espírito Santo e Santa Catarina, ambos com 21% de ótimo e bom.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os pesquisadores foram a campo entre 9 e 12 de julho, após a onda de manifestações que ocorreu no Brasil em junho.
Está é a terceira pesquisa que mostra uma tendência forte de queda da avaliação do governo Dilma. 
instituto Datafolha registrou queda de 27 pontos percentuais no último dia 29 de junho. O instituto MDA, em pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), também detectou queda de 22,9 pontos percentuais na avaliação positiva do governo petista em levantamento publicado no último dia 16.
O gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, destacou que os brasileiros compartilham a responsabilidade dos problemas nos serviços públicos da presidente com os governadores e prefeitos.
“Às vezes, o responsável não é o governo federal. Existe muita repartição da responsabilidade. E [o governo] não está ajudando o suficiente. No geral, a população acha que seja o ministro,  a presidente, o governador utilizam mal os recursos públicos”, afirmou Fonseca.
Na pesquisa passada, divulgada em 19 de junho, a distribuição de avalição positiva do governo entre as regiões foi a mesma, mas com índices maiores aos registrados na atual: Nordeste com 66% de aprovação; Norte e Centro-Oeste com 56%; Sul com 53% e Sudeste com 48%. Mesmo no Nordeste, a popularidade do governo Dilma registrou queda de 10 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário