O Governo Federal deverá anunciar em breve o novo pacote de investimentos em infraestrutura, que preveem o leilão de, pelo menos, oito grandes empreendimentos, sendo três aeroportos, quatro trechos de rodovias e uma extensão da ferrovia Norte-Sul. O assunto foi o assunto principal da reunião deste sábado entre a presidente Dilma Rousseff e 14 ministros no palácio do Planalto. A informação é do Jornal O Globo.
A discussão também avaliou o financiamento dessas obras, a viabilidade de outras concessões e demais modelos de Parceria Público-Privada (PPP). As concessões deverão ter um modelo diferente, com redução de financiamentos pelo BNDES. O Governo quer atrair a iniciativa privada para os investimentos por meio de debêntures.
O objetivo é lançar um “pacote de bondades” o mais breve possível com estimulo aos investimentos, aumento da arrecadação, do emprego e do desenvolvimento sustentável do País,
Entre as rodovias que deverão ser leiloadas estão as BRs-476/153/282/480 no Paraná; a BR-364/060 que vai de Mato Grosso a Goiás, a BR-163/230 que liga Mato Grosso ao Pará, e a BR-364 que vai de Goiás a Minas Gerais, que terão os estudos concluídos até junho e deverão ser leiloadas também em 2015. Quanto aos aeroportos, os de Porto Alegre, Florianópolis e Salvador deverão ter estudos finalizados este ano, para que os leilões ocorram no início de 2016. O governo avalia ainda a concessão de canal de acesso e dragagem dos portos de Santos, Paranaguá e Rio Grande para a iniciativa privada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário