quinta-feira, 29 de maio de 2014

ACOPIARA PERDE PADRE CRISARES SAMPAIO COUTO...

Faleceu hoje pela manhã na capital cearense, Padre Crisares Sampaio Couto, pároco do nosso município por mais de 50 anos. Padre Crisares era natural de Jardim-Ce, e um dos mais velhos filhos de uma família de 17 irmãos, todos homens.
Seu corpo está sendo velado na funerária eternos em Fortaleza, e as 23 horas chegará a cidade de Acopiara, onde nessa sexta-feira será feriado e haverá por todo o dia missas. Seu sepultamento acontecerá no final da tarde com missa campal. Seu corpo descansará na Igreja Matriz de Acopiara.
Obrigado meu Deus por ter nos dado por mais de 50 anos as bênçãos de Padre Crisares.
Descansa em paz, nosso padre, nosso amigo, nosso irmão!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

AGENOR NETO PODERÁ NÃO TER LEGENDA NO PMDB...

A presença do vice-presidente regional do PMDB, Agenor Neto, em evento de lançamento da pré-candidatura de Zezinho Albuquerque ao Governo do Estado, em Acaraú, não agradou a direção estadual do partido.
O secretário geral do PMDB, João Melo, já avisou que os infiéis não terão legenda para concorrer nas próximas eleições, comprometendo o ex-prefeito de Iguatu que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Agenor tem o segundo cargo mais importante do partido no Ceará, e a atitude do final de semana é considerada infidelidade partidária, pois vai contra as diretrizes do PMDB, que trabalha o nome do senador Eunício Oliveira como pré-candidato ao Governo. 


Fonte: Ceará News 7

SHOW DE FAGNER É TRANSFERIDO PRA O FINAL DE JUNHO EM QUIXELÔ...

Visitando a cidade de Quixelô, o Blog foi informado que o show do cantor cearense e astro da música brasileira, Raimundo Fagner, foi transferido para o dia 
28 de junho, no Quixelô Juninho.
Então é esperar e comparecer a esse grande evento.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

CONFIRMADO FAGNER EM QUIXELÔ...

COM NOVO PROJETO SANTA FELÍCIA FICA FORA PRA SE TORNAR MUNICÍPIO...

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília
 
O Senado concluiu nesta quarta-feira (23) a aprovação do projeto de lei que estabelece novos critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. O texto é fruto de um acordo dos parlamentares com a Presidência, que no ano passado vetou integralmente proposta semelhante sob o argumento de que a mudança aumentaria despesas da União.
O texto principal havia sido aprovado na semana passada pelo plenário, que nesta quarta-feira concluiu a votação acatando emendas apresentadas pelo relator, Valdir Raupp (PMDB-RO). Para ter validade, o texto deverá ser aprovado também pela Câmara dos Deputados.
Para evitar que o Congresso derrubasse o veto presidencial, governo e parlamentares da base aliada elaboraram um novo projeto. O texto aprovado pelos parlamentares em 2013 permitiria dar início a processos de emancipação – e transformação em município – de pelo menos 188 distritos, segundo Raupp.
Já o projeto aprovado – que foi costurado pelo peemedebista com apoio do Planalto – permitirá a criação de 130 a 150 novos municípios, segundo estimativa de Raupp, beneficiando principalmente o Norte e o Nordeste, regiões com menor densidade populacional.
A principal mudança feita pelo relator ao texto foi a quantidade mínima de habitantes exigida para a criação de um município.
Para evitar novo veto presidencial, o relator atendeu ao pedido do governo e, nas regiões Sul e Sudeste, aumentou a exigência de 12 mil habitantes para 20 mil habitantes. No Nordeste, o texto vetado por Dilma previa população de 8,4 mil e agora passará a 12 mil. No Centro-Oeste e no Norte não hove alteração na exigência de 6 mil moradores.
O autor do projeto, senador Mozarildo Cavalcanti, disse que, com a aprovação do projeto, o Senado "atende aos anseios de todos os municipalistas desse país". "Acho que vai ser a oportunidade de o Brasil agir de forma séria porque estabelece rigores para a criação de novos municípios, fusão, incorporação e desmembramento", disse.

O plenário aprovou duas emendas apresentadas pelo governo e acatadas por Raupp: o território dos municípios das regiões Norte e Centro-Oeste terá área mínima de 200 km² e, nas demais regiões, 100 km². A segunda alteração determina que a arrecadação própria estimada deverá ser superior à média de 10% dos municípios do estado.
Com o objetivo de facilitar a fusão dos municípios, o projeto reduz de 10% para 3% da população dos municípios envolvidos o número de assinaturas necessárias ao requerimento que dá início ao processo de fusão ou incorporação.
"A fixação de condições mais propícias à fusão e incorporação de municípios, visa resolver o problema das unidades de baixa viabilidade econômica, que poderiam se consolidar em unidades maiores, com mais economia de escala na provisão de serviços públicos", justificou Raupp em seu relatório.
Também por sugestão do Executivo, o projeto amplia de dez para doze anos o período pelo qual fica vedada a realização de novo plebiscito no caso de o resultado da primeira consulta ter sido pela rejeição da criação, desmembramento, fusão ou incorporação.
A matéria ainda pretende desburocratizar o Estudo de Viabilidade Municipal, levantamento que afere a viabilidade econômica, política, socioambiental e urbana do município. O estudo será contratado pelo governo estadual e não mais pelo grupo diretamente interessado na separação ou aglutinação. Além disso, o EVM não precisará mais ser submetido ao Tribunal de Contas do estado.

É uma pena o que a presidente fez com SANTA FELÍCIA, e outros distritos que pretendiam se tornar município.

Povo de Santa Felícia e Santo Antonio, em outubro tem eleição, e aí é a nossa vez!

AÉCIO NEVES PASSA DILMA EM PESQUISA NO DISTRITO FEDERAL...

Pesquisa domiciliar feita na última semana de março pelo Instituto Dados Opinião revela que em um mês o candidato socialista Eduardo Campos ganhou três pontos na preferência do eleitorado de Brasília depois que sua vice, a ex-ministra Marina Silva apareceu no programa eleitoral do PSB. Eduardo Campos passou de 9 para 12 pontos na preferência do eleitorado do DF em comparação com outra pesquisa feita um mês antes. No mesmo levantamento do Instituto Dados Opinião, o candidato tucano ao Planalto, senador Aécio Neves, ultrapassou a presidente Dilma no DF. Ficou com 19,3% enquanto a presidente caiu para 17.6%. Na pesquisa do mês anterior Dilma tinha 22%, um ponto a mais que Aécio. A pesquisa foi registrada no TSE.
Fonte: Site Senador Sá online

domingo, 11 de maio de 2014

CASAMENTO DE JORBA E ESTER NA VILA DE UMARI/SANTA FELÍCIA...

Foi realizado ontem na Vila de Umari o casamento dos jovens: JORBA & ESTER. O casal é muito simpático e conhecido de todos. Jorba é da tradicional família dos Caris do povoado de São João, ele é neto de Chico Cari. Ester é neta da inesquecivel parteira de Santa felícia, dona Estelita.
Veja fotos desse grande evento.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

NOVO PROJETO PRA CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS FOI VOTADO HOJE...

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (7) o texto principal do projeto de lei do Senado (PLS) 104/2014, que estabelece normas para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. 

Os senadores ainda farão três votações nominais de emendas apresentadas à proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e em Plenário. A conclusão da votação deve ocorrer na próxima semana.

O PLS 104/2014, que teve como relator o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), foi apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), como uma alternativa a um projeto anterior (PLS 98/2002) integralmente vetado pela presidente Dilma Rousseff, em outubro de 2013.

terça-feira, 6 de maio de 2014

SANTA FELÍCIA PERDE AMÉRICO...

Um dos filhos mais ilustres de Santa Felícia, Antônio José Lourenço, conhecido por Américo de Umari, faleceu ontem em Iguatu, aos 76 anos. Américo era um grande municipalista, e tinha um sonho; ver Santa Felícia passar a ser cidade.
De acordo com familiares Américo pode ter falecido na noite de ontem (05) e só hoje o corpo foi encontrado no interior de sua residência, no bairro João Paulo II onde está sendo velado. 
O sepultamento está previsto para acontecer às 8 horas da manhã desta quarta-feira (07) no cemitério da Vila de Umari no distrito de Santa Felícia.
Américo além de ser apaixonado pela a Vila de Umari, foi político e comerciante na terra que amou e viveu por muito tempo.
Saudades de Seu Américo!!!