segunda-feira, 28 de outubro de 2013

TOINHO DOIDO DE ACOPIARA É SUCESSO NA INTERNET...


ESCOLA DR. JOÃO UCHOA ESTÁ SENDO RECUPERADA EM UMARI/SANTA FELÍCIA...

A Prefeitura Municipal de Acopiara, através da Secretaria de Educação, está recuperando a Escola Dr. João Uchoa de Albuquerque. É mais um compromisso cumprido do prefeito Dr. Vilmar com o povo. E até uma forma de homenagear Dr. João que tanto fez por Santa Felícia e Acopiara.

sábado, 26 de outubro de 2013

CARRO PEGA FOGO EM IGUATU...



Carro ficou destruído pelo fogo. Foto de Honório Barbosa
Carro ficou destruído pelo fogo. Foto de Honório Barbosa

O incêndio de um carro Saveiro de placas MMZ 2469 no cruzamento da Avenida Cruzeiro do Sul com Rua Coronel José Jucá, no bairro Alto do Jucá, por volta das 11h30, deste sábado, dia 26, provocou engarrafamento no trânsito.

O veículo ficou totalmente destruído e o fogo somente foi debelado com a chegada de uma viatura do Corpo de Bombeiros.

Centenas de curiosos acompanharam o incêndio e o trabalho da equipe de Bombeiros.

Fogo interrompeu trânsito no cruzamento do Alto do Jucá; foto de Honório Barbosa
Fogo interrompeu trânsito no cruzamento do Alto do Jucá; foto de Honório Barbosa

Alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram dificuldades de chegar aos locais de prova nas Escolas Alba Araújo (Vila Moura), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Prado). Dois estudantes de Jucás abandonaram o carro em que viajavam e decidiram sair correndo.

Chegaram à escola faltando um minuto para o fechamento do portão.

DN Centro Sul

BARRAGEM DE ACOPIARA ESTÁ SECA...


Tristes fotos da barragem da cidade de Acopiara. Como se vê ela está praticamente seca.

Nossa Opinião: Sabemos que o principal fator é a falta de chuvas. Mas todos que moram no nordeste brasileiro sabem que a qualquer ano o inverno pode ser fraco ou até não ter. E quem quer administrar para o povo deve olhar também e muito para o futuro. O que não aconteceu em Acopiara nos últimos dez anos. Esta barragem como mostra a bela foto abaixo ainda foi obra deixada nas administrações de Dr. Tibúrcio, Dr. João e Gaspar. 
Acopiara cresceu, e muito, mas nada foi feito nesses anos que pudéssemos sair desse sofrimento. Só vejo é prefeito colocando culpa em prefeito e nada se faz pra resolver esse problema. Repito mais uma vez; A saudades de Dr. João e Gaspar.

CASA DO CIDADÃO É REINAUGURADA EM ICÓ...

Foi reinaugurada, na manhã desta terça-feira [22], a Casa do Cidadão do Município de Icó.

O prédio, que fica localizado na Avenida Josefa Nogueira Monteiro, no Centro de Icó, conta com novas instalações e serviços de Seguro Desemprego e emissão de CPF, Carteira de Trabalho e RG.

Além disso, a população de Icó contará com uma sala da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social [STDS], que irá apoiar o Empreendedorismo Individual e por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho [IDT].


 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

EM IGUATU 32 COMUNIDADES ESTÃO SEM ÁGUA...

 
Morador mostra água barrenta que retirada de poço para abastecimento da comunidade no distrito de Alencar. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Cerca de quatro mil famílias em 32 comunidades rurais do município de Iguatu, na região Centro-Sul, enfrentam falta de água. Há vários dias que o carro pipa não faz a distribuição de água para os moradores.
A titular da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Iguatu, Edileuza Pereira, disse que há quatro meses que a empresa responsável abastecimento de água nas comunidades não recebeu os recursos do Governo do Estado.

Na comunidade de Várzea Grande, localizada no distrito de José de Alencar, cerca de 100 famílias estão consumindo água barrenta de um cacimbão. “Há um mês que não recebemos o carro pipa aqui”, disse o presidente da Associação de Moradores de Várzea Grande,Manasses Borges. “As cisternas estão vazias”.

Neste mês foram entregues centenas de filtros nas comunidades de Iguatu, uma ação da Defesa Civil do Ceará, mas que estão sem nenhuma utilidade pois não conseguem filtrar a água barrenta nas comunidades.
O sítio Cachoeirinha, em Alencar, também passa por dificuldades. O único poço que atende a comunidade secou e o carro pipa passou no local há uma semana e não possui expectativa para o seu retorno.

DN Centro Sul

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

IRAPUAN PINHEIRO CRESCEU COM A EMANCIPAÇÃO...

Um dia após o Senado ter aprovado um pacote de regras para criação de novos municípios no Brasil, levantamento do O POVO mostra que, no Ceará, as últimas emancipações não significaram bom negócio para a maioria das localidades. De 12 cidades cearenses criadas entre 1987 e 1992, sete estão na rabeira do ranking do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), que leva em consideração aspectos sociais, econômicos e geográficos.
O balanço também verificou que 10 das 12 cidades avaliadas estão em pior situação do que suas antigas sedes. As exceções são Horizonte, desmembrado de Pacajus, e Deputado Irapuan Pinheiro, antigo distrito de Solonópole, que despontaram e, após conquistarem autonomia administrativa, conseguiram melhorar sua situação.
Na avaliação, O POVO considerou dados de 2010 da hierarquização dos municípios de acordo com o IDM, divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Mesmo após mais de dez anos de emancipação, municípios como Ararendá, Barreira, Ererê, Miraíma, Ocara, Pires Ferreira e Tarrafas não conseguiram ficar entre as 100 mais bem posicionadas no IDM.

domingo, 20 de outubro de 2013

DISTRITO DE ISIDORO VAI TER PAREDÃO DE SOM DE CARRO...


AGENOR NETO É ELEITO VICE PRESIDENTE DO PMDB...


Momento em que Agenor Neto falou durante a solenidade de posse - (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)

Iguatu foi neste sábado (19) a capital do Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB cearense, onde recebeu a cúpula da sigla que participou de  mais uma edição dos encontros itinerantes que vêm sendo realizados pelo partido em vários municípios cearenses.
O evento aconteceu no Ginásio Aldinete Lima, anexo do Instituto Federal no Bairro Areias.
Deputados federais, estaduais, prefeitos, vice–prefeitos e vereadores de várias cidades do Centro-Sul, Cariri, Inhamuns, Vale do Salgado, e Sertão Central marcaram presença. E acompanharam o presidente da sigla, Senador Eunício Oliveira que ao lado do seu vice-presidente, Agenor Neto comandaram o evento que teve a participação de quase 5 mil pessoas. O prefeito Aderilo Alcântara abriu o evento como o anfitrião que recebeu os visitantes em Iguatu.
Durante à solenidade, o ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto foi empossado na vice-presidência da executiva estadual do PMDB cearense e no seu discurso afirmou que o PMDB pode e deve contribuir para a formação do Ceará do futuro, “ estamos no momento de contribuir ainda mais para a formação de um estado onde as desigualdades sociais devem ser diminuídas, queremos  e vamos implementar ações que tragam o desenvolvimento e a sustentabilidade para o nosso estado, vamos engajar a participação dos nossos jovens no destino das nossas cidades e através de propostas concretas, baseadas tecnicamente em estudos aprofundados iremos construir o Ceará do futuro”,  disse o novo vice-presidente do PMDB do Ceará.
Elevado a dirigente do  PMDB,  Agenor Neto, na Convenção do partido na sua terra, Iguatu, em seu discuso atacou os que mudaram de partido: “Não adianta ficar mudando de partido sem projeto, estou no PMDB e ficarei no PMDB pelo projeto partidário de poder compartilhar experiências e poder trabalhar para melhorar a vida das pessoas”.

sábado, 19 de outubro de 2013

COM A NOVA LEI ALGUNS DISTRITOS PODEM SER BARRADOS...

A Lei Complementar federal, aguardando sanção da presidente Dilma Rousseff, depois de aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado da República, votação concluída na última semana, frustra as expectativas de alguns defensores das emancipações no Ceará, embora possa permitir que no início de 2015, tenhamos novos municípios.

Domingos Filho, vice-governador do Estado, quando era deputado estadual, foi quem levantou o movimento de criação de municípios FOTO: POMPEU VASCONCELOS

Mesmo com exigências, além daquelas criadas pelo Legislativo do Ceará, no eufórico momento de aumentar o número de municípios do Estado, as emancipações de distritos, ainda assim, antes de ter como preocupação o desenvolvimento daquelas localidades, guarda interesses menores, muitos deles com consequências negativas para a imagem política do Estado.

A promessa de crescimento feita pelos interessados em termos mais prefeituras, câmaras municipais e espaços para políticos preocupados com as vantagens delas advindas não se sustenta, mas, mesmo assim, parte das populações hoje residentes em distritos acredita em melhores dias caso sua localidade seja elevada à condição de sede municipal, e se entusiasma com o discurso dos interesseiros, em alguns casos, até para confrontar o prefeito que pouco ou quase nada faz para garantir o mínimo de serviços básicos de responsabilidade da edilidade, principalmente na área considerada rural.

Mantidos os termos da lei, como se espera aconteça, posto não haver conflitos de interesse com a União, e muito menos rastros de inconstitucionalidade, alguns obstáculos haverão de ser vencidos em tempo recorde até os preparativos dos plebiscitos junto com as eleições de 2014. Nada do trabalho feito anteriormente para emancipar 30 distritos do Ceará será aproveitado. Todo o processo de emancipação começa a partir da criação de uma nova lei estadual.

Freios

Diferentemente da lei cearense, anunciada como restritiva, embora muito benéfica à criação de novos municípios, tanto que possibilitaria a emancipação de mais de 30 distritos, a norma federal, como concebida pelo Congresso Nacional, traz alguns freios para inibir a todos quantos, antes da preocupação com o desenvolvimento das cidades interioranas, estão interessados na tomada do poder para satisfação pessoal, de seus familiares e amigos. Esses freios, contudo, podem não alcançar seus objetivos pela perspectiva de fraudes.

Os procedimentos estabelecidos pela legislação federal vão permitir uma maior fiscalização da sociedade e de órgãos públicos quanto à legalidade dos atos praticados pelo Legislativo para criar novos municípios, a partir do requerimento de 20% de eleitores do Município onde houver distrito a ser emancipado.

A conferência dessas assinaturas há de ser feita pelos cartórios eleitorais, sob pena de impugnação do processo. De modo algum ela pode ser feita pela comissão a ser criada pela Assembleia, onde se concentram os interesses de facilitação de aumentar para mais de 200 o número de municípios cearenses.

Estrutura

Hoje, pelas exigências da nova lei, várias das atuais prefeituras do Ceará, não preenchem os requisitos mínimos exigidos, notadamente na parte relacionada à economia. Sem arrecadação própria de Imposto Sobre Serviços e de IPTU, os principais, a quase totalidade dos municípios sobrevive apenas dos parcos recursos transferidos pelos governos Federal (FPM) e Estadual (ICMS), insuficientes para o custeio dos serviços essenciais de responsabilidade municipal, também por conta dos desmandos comandados pelos seus gestores.

Como se não bastassem essas dificuldades, admitindo-se, apenas para argumentar, que todas as exigências sejam legalmente cumpridas pelos interessados no processo emancipatório, é pertinente advertir quanto à falta de estrutura do Estado, representado pelo Poder Judiciário, o Ministério Público e o TCM, para atender as necessidades das novas municipalidades.

EDISON SILVA
EDITOR DE POLÍTICA 

O CEARÁ É O TERCEIRO ESTADO ONDE MAIS MUNICÍPIOS PODERÃO SER CRIADOS...


Brasília. O Ceará é o terceiro estado brasileiro onde mais municípios poderão ser criados, depois de ter sido aprovado, na Câmara e no Senado, projeto de lei que estabelece as regras para a emancipação de distritos. Levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indica que, com 26 propostas de emancipação, o Ceará só fica atrás do Maranhão e da Bahia nesse ranking.
A Grande Jurema, em Caucaia, é um dos distritos passíveis de emancipação. Caso isso ocorra, ela se tornará o quinto maior município do Ceará, com 130 mil habitantes, conforme dados do Censo 2010, do IBGE Foto: divulgação

Conforme a entidade, o Maranhão tem 32 distritos que atendem aos requisitos estipulados pelo projeto para emancipação. A Bahia tem 28, seguida do Ceará, com 26, e do Pará, com 21. No total, o levantamento apontou 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem. Há ainda, de acordo com a UBDCNM, uma proposta de fusão de três municípios no Rio Grande do Sul.

O levantamento serviu de base para o parecer do relator do projeto no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO), aprovado na última quarta-feira (16). Com a aprovação, o projeto, que já tinha passado na Câmara, teve a tramitação concluída no Congresso e agora segue para sanção ou veto pela presidente Dilma Rousseff.

O texto regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina quais distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito.

Inicialmente, a UBDCNM havia identificado mais de 500 distritos que pretendiam se emancipar em todo o país. Mas a estimativa diminuiu devido às restrições introduzidas no projeto durante a tramitação no Congresso. O presidente da entidade, Augusto César Serejo, informou que, se sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a lei deverá afetar cerca de 1,8 milhão de pessoas que, segundo ele, vivem em "distritos abandonados".

"Eram mais de 500 distritos no país inteiro que pretendiam emancipação mas, com o rigor da lei, quase 70% ficaram pelo caminho. A lei não nos agradou porque temos prova suficiente de que é emancipando que se desenvolve. Mas ficamos satisfeitos ao pensar que é melhor ter lei do que não ter norma nenhuma para se criar município".

Regras
A proposta aprovada no Senado estabelece a população mínima que cada localidade deverá ter para que seja possível formar um novo município. Nas regiões Sul e Sudeste, cada novo município deverá ter cerca de 12 mil habitantes. No Norte e no Centro-Oeste serão aproximadamente 6 mil. Para o Nordeste, o número é de 8,5 mil. O texto aprovado impede novos municípios em reservas indígenas ou ambientais e em áreas pertencentes à União, a fundações e autarquias do governo federal. 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PLENÁRIO DO SENADO APROVA NOVAS REGRAS PARA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS...

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (16), o texto substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar do Senado (PLS-Comp) 98/2002, que estipula novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O projeto, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), foi aprovado com 53 votos a favor, 5 contrários e 3 abstenções.
O relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentou requerimento para votar em separado dois incisos que, explicou, proíbem a criação de municípios em áreas indígenas, de preservação ambiental e da União. As modificações, ressaltou, foram frutos de negociação com as lideranças do governo. O projeto segue agora para a sanção presidencial.
Durante a discussão da proposta em Plenário, o autor disse que a imprensa tem feito uma leitura equivocada do projeto, ao dizer que ele irá aumentar os gastos públicos. Mozarildo afirmou que, caso a lei que propôs estivesse em vigor há dez anos, 2,8 mil municípios não teriam sido criados. Lembrou que, pela primeira vez, é exigido um estudo de viabilidade tanto do município a ser criado quanto do que será desmembrado.
O substitutivo da Câmara condiciona a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios à realização de Estudo de Viabilidade Municipal (EVM) e de plebiscito junto às populações dos municípios envolvidos. Com a nova lei, as assembleias legislativas do país voltam a examinar a criação de novos municípios, o que não ocorria há 17 anos.
Como reação à excessiva multiplicação de entes federativos municipais em passado recente, alguns sem as mínimas condições econômicas de funcionamento, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional nº 15, de 1996, que interrompeu a chamada “farra dos municípios”. O projeto de Mozarildo visa regulamentar essa emenda.
O parecer da CCJ ao substitutivo aprovado pela Câmara concorda com todas as alterações e acréscimos da daquela Casa ao projeto original, exceto em relação aos destaques já citados. Para a instalação de municípios em áreas de propriedade da União, de suas autarquias e fundações será necessário uma prévia autorização da União.

CAGECE DE LAVRAS DA MANGABEIRA É DESTRUIDO PELA POPULAÇÃO...

MANIFESTANTES.



Na manhã desta segunda-feira, 14 de outubro, aconteceu uma manifestação em frente ao Escritório da CAGECE de Lavras da Mangabeira.
Logo pela manhã muitas pessoas chegavam ao local para se juntar aos manifestantes que reclamavam pela constante falta de água na cidade.
Por volta das 09h20min o prédio foi depredado e invadido logo em seguida. Todos os móveis e materiais do escritório foram destruídos.
A polícia militar com apoio de viaturas de outras cidades estão neste momento guardando o local. Os manifestantes continuam nas ruas.
 
Fonte: Blog Lavras na mídia e fotos do face de Diogenes Locutor

terça-feira, 15 de outubro de 2013

HOJE 15 DE OUTUBRO É O DIA DO PROFESSOR...


SOLONÓPOLE REALIZA O 1º SAÚDE EM MOVIMENTO...

Um evento organizado pelos educadores físicos, acadêmicos de educação física, fisioterapeutas, farmacêuticas e enfermeiros foi realizado na última quinta-feira enfrente a Ilha Digital no centro da cidade de Solonópole no interior do Ceará.
Segundo o fisioterapeuta Dr. Montovannys Adams Crisogno “Isto é uma ação voluntária de todos nós que estamos aqui com o intuito de melhorar a saúde da população de Solonópole” afirmou Dr. Motovannys.
O serviço prestado gratuitamente a população tinha o seguinte conteúdo: Aferição de Pressão arterial; Cálculo de peso ideal; orientações posturais e teste de glicemia.
Dr. Motovannys acrescentou que “haverá outros saúde em movimento, que possa ser maior cada vez mais essa ação com grandes conteúdos, buscando a saúde e o melhor para a população de Solonópole” declarou.

domingo, 13 de outubro de 2013

RODOVIA ESTADUAL 282 É INTERDITADA EM ICÓ...


 
A rodovia estadual 282, denominada de Deputado Tarcísio Monteiro, foi novamente interditada nesta sexta-feira, por volta das 8h, por moradores do Conjunto Gama – que moram às proximidades da CE -, lideranças políticas, comunitárias e religiosas, haja vista o alto índice de acidentes automobilístico, com óbitos, registrados no percurso que dista Icó (Ponte Piquet Carneiro), ao distrito-sede de Lima Campos, que dista 12km, nos últimos cinco anos.
“Estamos, novamente, realizando este evento pacífico, para chamar a atenção das autoridades que não basta apenas afirmar que já foi liberado o alargamento da 282, mas, principalmente iniciar às obras”, reclamou o vereador Eliseu Amâncio.

O Deputado Estadual, Neto Nunes (PMDB), já comunicou aos munícipes de Icó, há uma semana, que conseguiu junto com o governo do estado, o alargamento de que tanto pleiteia a sociedade, onde, desta forma, poderá ser evitado vários acidentes. 

Blog do Fabrício Moreira

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MILHÃ SE PREPARA PARA O OUTUBRO ROSA...


Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10, na Secretaria de Saúde de Milhã uma preparação para todos os Agentes Comunitários de Saúde do município. 

O tema abordado foi o câncer de mama (Outubro Rosa), e foi ministrado por Lana Pinheiro que é coordenadora da Atenção Básica do município. 

Aos agentes de Saúde foi repassado os métodos para serem usados pelos mesmo durante o Outubro Rosa nas suas respectivas localidades., A Secretária de Saúde, Adriana Carla também esteve presente no encontro. 

Adriana ressaltou aos agentes de saúde que os mesmos incentivasse as mulheres a fazer o exame de forma correta, conscientizando sempre a importância do exame em suas vidas. Participaram do encontro todos os Agentes Comunitários de Milhã. "Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama". 

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.1 Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares. Com informações da Secretaria de Saúde de Milhã. Por Divulga Milhã.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

VILA DE UMARI SEM CAMPO DE FUTEBOL...

Depois que o terreno do campo de futebol da Vila de Umari foi vendido para ser construído o prédio da Escola Estadual (com aceitação de todos), o esporte da Vila ficou sem campo. Até os rachas são feitos a mais de 2 Km de Umari. Torcemos pra as autoridades providenciar a compra de um novo terreno, ou até mesmo um filho de Deus apareça na Vila de Umari e doe um terreno pra ser feito o Campo de Futebol.
Futebol é saúde, é educação, é tudo!

BALNEÁRIO DE UMARI PODERÁ SER COMPRADO POR GRANDE EMPRESÁRIO DA REGIÃO...

O Balneário de Umari que é a alegria do povo de Santa Felícia, poderá ser adquirido por um grande empresário do ramo que mora em uma cidade da região. Construído pelo Seu Raimundo Cunha (in memoriam) e Dona Juliana, o Balneário resiste até hoje, mas com pouco movimento. Torcemos pra essa parceria dar certo.

CURVA DA MORTE EM LAGOA DE DENTRO/SANTA FELÍCIA SERÁ ALARGADA...

 Finalmente, depois de dois anos e meio de registro de dezenas de acidentes com vítimas fatais, o Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER) decidiu realizar estudo técnico e obra de  correção de uma curva acentuada na CE 375 entre as cidades de Quixelô e Solonópole, na região Centro-Sul do Estado. Ainda não há previsão para o início da obra.

A Rodovia interligando as cidades de Quixelô e Solonópole foi inaugurada em março de 2011. Nesse período, a via acumula uma triste estatística: somente na localidade de Lagoa de Dentro, foram registradas onze mortes. Há dezenas de acidentes, capotamentos, com vítimas que sofrem traumatismo e prejuízos materiais.
 
A rodovia tornou-se opção de tráfego para a região do Sertão Central e para Fortaleza, a partir da cidade de Iguatu. Logo atraiu centenas de motoristas, pois encurta a distância em torno de 40km em comparação com a antiga CE 060 (Estrada do Algodão).

O presidente da CDL de Iguatu, Ariosto Vale, considerou um erro grave a construção do traçado da curva na rodovia. “Mesmo sinalizada é um perigo, pois as estatísticas mostram a quantidade elevada de acidentes naquele trecho”, observou. “Esperamos que uma obra corretiva seja realizada”.

No dia 13 passado, Azevedo solicitou ao gerente do 9º Distrito Operacional do DER em Iguatu, Francisco de Assis Peixoto, ações emergências e determinou a realização de um estudo técnico. “Os engenheiros já fizeram levantamento e estão elaborando um projeto para reconstruir aquele ponto”, disse Peixoto. “Não temos um prazo de execução, mas é para ser logo. Estou cobrando essa obra semanalmente”.

DN Centro Sul

NOVO CRIME EM PEDRA DO ENCOSTO SANTA FELÍCIA...

Maria Nilda de Lemos, 62 anos
Informo a V Sª que hoje, dia 07/10/13, por volta das 22h00min, a Polícia Militar através da VTR 2452 composta pelos policiais CB PM LUÍS FILHO – CB PM INÁCIO e o SD PM CLODOALDO, compareceu ao Hospital Regional, onde foram informados que deu entrada duas pessoas; sendo que a primeira trata -se de Maria Nilda de Lemos, 62 anos, viúva, natural de Acopiara/CE, residente no Sítio Pedra do Encosta, distrito de Acopiara/CE, sendo que ela já chegou morta, pois segundo informação da equipe de socorro médica as duas pernas toradas na altura dos tornozelos, e a segunda vítima é a agricultora Maria Irandir de Lemos, 34 anos, natural de Acopiara/CE, reside no mesmo endereço da primeira , já que ambas são mãe e filha, essa sofreu um disparo de arma de fogo na altura do peito e encontra – se sobe observação médica. A guarnição que foi ao Hospital Regional conversou com a vítima que sofreu o disparo de arma de fogo, porém ela se negou de prestar qualquer informação, não informando quem prestou socorro, nem como se deu os fatos.

domingo, 6 de outubro de 2013

CID GOMES É HOSTILIZADO EM IGUATU...


Um boneco de Judas, intitulado como de Cid Gomes foi queimado no final do ato (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)
Estudantes universitários da FECLI-Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu e da Unidade Descentralizada da URCA participaram de protesto na noite da quinta, 03. O protesto faz parte de uma sequência de atos públicos organizados pelos acadêmicos, visando pressionar o governador do Estado pelo cumprimento de compromissos assumidos com o ensino superior na região, que foram deixados de lado. Os estudantes estão há várias semanas se organizando em assembléias gerais para planejar os protestos. Foi assim nos dias 06 e 07 de setembro, quando os universitários entraram no parque do Rotary Club, durante a festa da Expoiguatu realizando um ‘apitaço’ tentando chamar a atenção das autoridades para o descaso do governo com a educação superior.
Usando carros de som, apitos, cartazes, faixas e de caras pintadas os universitários saíram de frente a Fecli, na Rua Deoclécio Lima Verde, percorreram as ruas, José de Alencar, Dr. João Pessoa, José Holanda Montenegro, até a Avenida Dário Rabelo, onde fizeram vários protestos, aconteceram pronunciamentos e queimaram um boneco, que segundo os estudantes simbolizava o governador Cid Gomes. Os manifestantes bloquearam um dos lados da Avenida Dário Rabelo sentando no asfalto e ocuparam também o espaço da Policlínica regional que teve as obras concluídas, mas ainda não está funcionando.

A Policlínica de Iguatu também foi alvo do protesto - (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)
Antes do ponto final do manifesto, os estudantes fizeram várias paradas para gritarem palavras de ordem contra a situação de abandono em que se encontram os equipamentos de ensino superior, mediante a indiferença do governador cearense. “A nós estudantes, que ainda temos muito a contribuir com a sociedade, com nosso estado, o senhor Cid Gomes menospreza e nos ridiculariza, dizendo que não tem nada a ver com o ensino superior, mas ele foi eleito para governar e cuidar de todos os problemas, por que só agora ele ta dizendo que o ensino superior não é com ele?”, desabafou a estudante Gilcilene Rodrigues dos Santos, 19, que cursa Letras na Fecli. Outro estudante, Marcos André Siqueira, 20 protestou: “Estamos na rua protestando contra os atos insanos desse ditador mascarado, que não tem coragem de enfrentar os problemas, vive fazendo de contas que está governando, enquanto os problemas com a educação, saúde, segurança pública só aumentam, ele está preocupado com eleição, com o partido político, com tudo, menos com os interesses da população, é um descalabro isso tudo”, disse.
Representantes do Diretório Acadêmico da Fecli, que organizaram o protesto disseram que o ato também foi um gesto de solidariedade aos estudantes e professores da FACEDI/UECE, dar região de Itapipoca, que estão ocupando a obra do campus multi-institucional daquela cidade exigindo do governo do Estado a doação do prédio para a UECE e a ampliação dos cursos existentes.
No protesto os estudantes carregavam cartazes e faixas cobrando do governador explicações sobre o recente corte do orçamento do Estado em 20% dos recursos repassados à UECE, contratação definitiva de professores através de concursos para preencher as vagas na URCA e Fecli, a regularização das aulas, melhorias na infraestrutura da FECLI, que está caindo aos pedaços e totalmente sucateada, investimentos em novas coleções de livros para a biblioteca, melhorias nas instalações e a conclusão das obras da ‘Cidade Universitária’, que estão ameaçadas de paralisarem novamente por falta de pagamento a construtora responsável pelos serviços. Os estudantes também cobraram explicações do governador sobre os desvios de mais de R$ 1 milhão de reais em materiais das obras da ‘Cidade Universitária’, segundo relatório da fiscalização do D.E.R-Departamento de Edificação de Rodovias, feitos por pessoas aliadas ao governador, e nunca houve nenhuma investigação, pronunciamento do governador sobre o caso ou devolução do que foi levado indevidamente.
Os estudantes reclamam que há meses o Sinduece, sindicato que congrega os professores da UECE, e as entidades representativas dos estudantes tentam uma audiência com o governador, mas nunca foram recebidos. “Ele desrespeita as classes de estudantes e professores, faz gozação com nossa cara e coloca o ensino superior em último lugar, quando deveria ser prioridade, um governante como o senhor Cid Gomes não passa de um irresponsável, um governante que foi eleito e não sabe o que fazer com o mandato”, bradou o estudante Cícero Emanuel de Souza, acadêmico de Biologia. ( Por J.Guedes)
Fonte: Iguatu.Net