sexta-feira, 30 de agosto de 2013

POPULAÇÃO DE ACOPIARA PASSA DE 52 MIL HABITANTES...


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou ontem (28) no Diário Oficial da União as estimativas de populações de todos os municípios brasileiros tendo como data de referência 1º de julho de 2013.

Na nova estimativa o município de Acopiara, localizado na região Centro Sul do Estado Ceará possui 52.661 habitantes.

FACHADA DO HOSPITAL REGIONAL DE IGUATU É DERRUBADA POR CAMINHÃO...

Um caminhão tipo furgão, com placas de Juazeiro do Norte, derrubou a fachada do Hospital Regional da cidade de Iguatu, Região Centro Sul do estado. O fato inusitado aconteceu na tarde desta quinta-feira (29), por volta das 13 horas.

O superintendente da unidade hospitalar, José Viana, explicou que o “motorista do furgão estava socorrendo uma senhora quando adentrou no hospital sem perceber a altura da fachada”. “A fachada ficou sobre o baú do caminhão, mas ninguém ficou ferido”.

Viana ressalta, ainda, que a entrada e saída de ambulâncias não fora comprometida. “Estamos utilizando o portão lateral; nada foi prejudicado”, finaliza o superintendente.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ACOPIARA E CATARINA GANHAM MÉDICOS CUBANOS...


O município de Acopiara foi beneficiado com 03 médicos cubanos. Existe a possibilidade deste número ser ampliado. Eles devem chegar ao município no dia 30 de setembro de 2013.

Segundo a secretária da Saúde, Dra. Rane Félix os médicos vão trabalhar nos postos de saúde dos distritos de Trussu e Ebron de segunda a sexta-feira, durante os períodos da manhã e tarde. O outro local ainda está sendo definido. 

O prefeito Dr. Vilmar está preparando uma solenidade para recepcionar da melhor forma possível os profissionais cubanos.

Os três médicos cubanos que virão para Acopiara são:
Ivan Ahmed Bouyon Albarran
Ivan Ortega Gonzalez
Ivan Rodriguez Estiu

Catarina também receberá três médicos cubanos, são eles:
Ivonne Janete Mas Álvarez
Ivonne Subiadur Perez
Rosa Amélia Martinez Garcia

ÁGUA DO DISTRITO DE CARNAUBINHA EM MILHÃ É CORTADA POR FALTA DE PAGAMENTO...



Milhã - Distrito de Carnaubinha


Os moradores de distrito de Carnaubinha, na zona rural de Milhã, tiveram o abastecimento de água cortado na última quarta-feira, 28. Conforme populares, o corte ocorreu em razão de uma dívida do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do Município com o proprietário do cacimbão que abastece aquela comunidade, Valdo Ferreira. 

Desde agosto do ano passado, o SAAE retira água do seu reservatório, utilizando inclusive o motor de sua propriedade, mas não paga pelo serviço. Apesar de insistentes tentativas de contato telefônico com a autarquia e a administração municipal, até a publicação desta edição as ligações não haviam sido atendidas.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

VEREADOR DO PT É FLAGRADO NA BRIGA DE TORCIDAS...


Raimundo Faustino, o Capá (sem camisa), leva cacetada de policial durante confusão no jogo Corinthians e Vasco, em Brasília (Foto: Jorge William / O Globo) 

Raimundo Faustino, o Capá (de tatuagem), leva
cacetada de policial (Foto: Jorge William / O Globo)
O vereador Raimundo César Faustino (PT), flagrado em uma briga na partida entre Corinthians e Vasco, além de exercer o cargo no Legislativo da cidade de Francisco Morato (SP), também é Guarda Municipal concursado em Campinas (SP) desde 1998, e terá a conduta apurada na corregedoria, segundo a Prefeitura. Ele pode ser expulso da corporação.
Faustino, conhecido como Capá, envolveu-se em uma confusão no Estádio Mané Garrincha em Brasília (DF) no domingo (25). Em imagens, ele aparece em confronto com policiais militares. A assessoria da Guarda Municipal de Campinas informou que não há incompatibilidade entre exercer o cargo na corporação e ser vereador de Francisco Morato, desde que seja possível cumprir o horário de trabalho previsto.
Ainda segundo a Guarda, Capá está afastado da corporação há 15 dias por motivos médicos. Antes disso, ele desempenhava funções administrativas, sem utilizar a arma, pois responde a outros processos administrativos. A assessoria da Prefeitura disse que não pode informar o motivo pelo qual o vereador estava afastado das ruas. 
'Deveria ter agido de outra forma'
Em nota, o guarda disse que é sócio da Gaviões de Fiel desde 1988. Ele afirmou que envolveu-se na confusão para defender um torcedor da ação de agentes de segurança. “No meu ímpeto de defesa, só quis que ele parasse de bater no torcedor. Primeiro tentei colocar a mão na frente de uma borrachada, mas ele continuou e sem pensar chutei o policial. Apanhei bastante por esse chute”, escreveu. Ele também comenta que “deveria ter agido de outra forma”.

Segundo a assessoria da Prefeitura, o salário-base da Guarda é R$ 2,7 mil. O G1 procurou Capá por meio da assessoria de imprensa e também enviou um e-mail para ele comentar as possíveis punições da corporação, mas o vereador não foi encontrado até a publicação desta matéria.
FONTE: G1

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PREFEITO DE ACOPIARA VAI ENTREGAR 798 FILTROS

Prefeitura de Acopiara prepara a entrega de 798 filtros
para as famílias atingidas pela estiagem

Segundo a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Lúcia Martins, os filtros serão destinados, por ordem da Defesa Civil, órgão doador, para quem recebeu cisterna de polietileno e não possui filtro em casa. “A água filtrada traz mais saúde e os filtros garantirão água potável a todos os beneficiados”.
Em reunião com agentes de saúde do município, a secretária informou os critérios para distribuição aos contemplados.
Os filtros possuem dimensões reduzidas, permitindo assim sua utilização em ambientes pequenos. Equipados com vela de cerâmica tradicional com alta eficiência na retenção de partículas sólidas, proporcionam a ingestão de água leve, cristalina e livre de impurezas. Cada filtro tem capacidade para 7,5 litros.

domingo, 25 de agosto de 2013

RITA LEE PAGA INDENIZAÇÕES A POLICIAIS SERGIPANOS...

A cantora Rita Lee efetuou o depósito correspondente ao valor das indenizações de três processos que militares sergipanos ajuizaram contra ela por danos morais causados pela artista durante um show ocorrido no Verão Sergipe, em janeiro de 2012, na Barra dos Coqueiros. Na ocasião, a roqueira interrompeu o show para reclamar da ação dos policiais que revistavam o público em busca de drogas. A cantora utilizou palavras de baixo calão para ofender os militares por entender eles estavam sendo agressivos.
De acordo com a Associação dos Militares de Sergipe (Amese), o pagamentofoi feito de forma espontânea e cada um dos três policiais recebeu R$ 6.519. “Estamos comemorando os depósitos realizados. É um alerta para os militares continuarem lutando pelos seus direitos principalmente quando tem sua moral e honra atingidos”, diz o presidente da Amese, Sargento Vieira.

ANITTA DIZ QUE TEVE CELULAR ROUBADO POR FÃ..

77 comentários
A cantora Anitta (Foto: Divulgação/Washington Possato) 
A cantora Anitta (Foto: Divulgação/Washington
Possato)
Anitta escreveu neste domingo (25) em seu perfil no Instagram que teve o celular roubado por um fã. Ela fez um show no sábado (24) em Goiânia, e voltou para o Rio, onde tem duas apresentações marcadas neste domingo.
"Amigos, pessoas que falam comigo e pessoas que não vivem sem mim: fui roubada hoje por um 'megafã' (risos) enquanto tirava 'fotecas' com ele. Estou sem celular. Se falarem comigo, não vou responder. Mas não é porque estou 'fazendo egípcia'. É porque estou sem telefone. Beijos com amor e alegria", disse ela no Instagram, usando outro aparelho para acessar sua conta.
Antes da mensagem, ela havia publicado uma foto em que parece estar chorando, à frente de sua mãe, que está com um telefone na mão. "Até minha mãe tem Whatsapp [aplicativo de mensagens para celular] e eu não, por que fui roubada no aeroporto.... Até minha mãe (e eu aqui mendigando o celular do meu irmão)"
Em um vídeo publicado junto com amigos no Instagram, após dizer que foi roubada, Anitta voltou a falar do celular roubado. "Eu não tiro fotos pelada Não foi dessa vez", disse a cantora no vídeo.
Após os posts sobre o roubo, Anitta divulgou fotos com a família e com o amigo David Brazil. Em uma das legendas, ela escreveu: "Regime de IPhone só durou 3 horas. Comprei outro. Quem roubou estava precisando mais do que eu".
"Depois de um mês sem vê-los ... Minha família veio comigo nos shows de hoje! Amo muito... Saudades mil ... Muito feliz em estar com vocês", ela escreveu sobre o encontro com familiares.
FONTE: G1

MÉDICOS CUBANOS CHEGAM AO BRASIL...

O segundo grupo de médicos cubanos que vai trabalhar no Brasil, através do programa Mais Médicos, chegou ao país neste domingo (25). Depois de uma primeira escala em Fortaleza (CE), no começo da tarde, onde 79 deles desembarcaram, a aeronave pousou no Recife, por volta das 17h. Sessenta e seis ficaram na cidade e os demais irão para Salvador (BA) - ao todo, 194 profissionais saíram de Cuba no voo fretado pelo governo caribenho.
Os profissionais chegaram ao Recife vestindo jalecos e segurando bandeiras do país de origem. Posaram para fotos e foram recebidos por militares brasileiros. Uma das médicas, Wilma Zamora, 45 anos, contou aos jornalistas que o motivo para vir ao Brasil foi a solidariedade e que não tem o objetivo de tomar o lugar de nenhum médico local.
"Nós, cubanos, somos muito solidários com o mundo inteiro. Viemos para ajudar o Brasil, as regiões mais carentes, que precisam de médicos. Não nos preocupam as críticas, pois sabemos que vamos receber o apoio dos profissionais, porque queremos trabalhar juntos, para melhorar os indicadores de sáude do país de vocês", contou.
Médicos chegaram ao Recife neste domingo. (Foto: Vitor Tavares/G1) 
Médicos chegaram ao Recife neste domingo. (Foto:
Vitor Tavares/G1)
Mãe de dois filhos, Wilma é clínica geral e tem especialização em saúde da família. De 2001 a 2003, a médica já havia participado de um programa no Brasil, quando atuou pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no estado do Tocantins.

PREFEITURA DE BANABUIÚ REALIZA AUDIÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PPA..

A Prefeitura Municipal de Banabuiú no sertão central do Ceará realizou nesta quinta-feira (22) Audiência Pública com o objetivo da elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA 2014-2017) do Município. Na parte da manhã foi no auditório Prefeito Antonio Sales Magalhães na sede do município e a tarde aconteceu no distrito Laranjeiras. O PPA é um planejamento estratégico que estabelece os Programas de Governo no período de 04 anos, considerando as idéias e propostas levantadas para a melhoria de Banabuiú.

O PPA contempla todas as áreas do setor público como Educação, Saúde, Cultura, Assistência Social, Obras, Esportes, Saneamento, Geração de Emprego e Renda, Meio Ambiente, Habitação, Acessibilidade e para áreas administrativas do Governo Municipal.

O prefeito Veridiano Sales destacou a importância do evento para a gestão municipal; “Administração participativa se faz assim, dando ao povo a oportunidade de traçar o futuro do seu município”.

Estiveram presente na solenidade a primeira dama Vania Sales, Secretária de Cultura Turismo Indústria e comercio Ex.Vereadora Dêca (Marinez), Secretário de Agricultura Neto Rodrigues, Secretária de Saúde Samia, Secretário de Infra Estrutura Carlinhos, Secretário de Educação Alexandre, Vereador e Presidente da Câmara Jeovane Dutra, teve representantes de todas as áreas.

MILHÃ RECEBE NOVA REMESSA DO MILHO RAÇÃO...

Aproximadamente 80 toneladas de milho foram descarregadas na sede da Secretaria de Agricultura de Milhã. Trata-se da terceira remessa do Milho Ração que chega à cidade, depois dos pedidos através de requerimentos enviados pela Secretária de Agricultura Rivânia Maria e o prefeito Municipal Otacílio Macedo junto a SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário), visando atender o maior numero possível de agricultores Milhaenses.
Foram dois vagões de trem carregados com milho que chegaram a Senador Pompeu e foram transportados até a Cidade de Milhã por uma carreta fretada pela prefeitura Municipal. 
"Estaremos colocando a disposição destes agricultores o milho que foi comprado por eles, a partir de segunda-feira dia 26 de Agosto”. Disse a secretária Rivânia Maria.
A atuação do Milho Ração faz parte das medidas do Governo Federal para amenizar as consequências de uma das maiores secas dos últimos 50 anos que atingiu o Nordeste. A ajuda tem sido feita principalmente por meio dos programas sociais de Vendas em Balcão e o Programa de Aquisição Alimentos (PAA), que têm combatido os prejuízos obtidos pelos trabalhadores rurais nesse período. 
Com informações do divulgamilhã.

COMEÇA OPERAÇÃO TAPA BURACO EM IRAPUAN PINHEIRO...


Semana passada a Prefeita de Dep. Irapuan Pinheiro Rizoleta Moreira esteve no Departamento de Estradas e Rodagens (DER) cobrando melhorias na estrada Dep. Irapuan Pinheiro - Milhã.
E Deu certo, esta semana começou o trabalho de Operação Tapa Buracos e  o trabalho do roço à margem da rodovia estadual, que leva o nome do saudoso Henrique Ferreira Holanda, CE -371.É uma grande obra não feita pela Administração Municipal de Irapuan Pinheiro, mas a partir da administração Rizoleta Moreira.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

JÁ PASSAMOS DOS 3.000 ACESSOS...

O 1º BLOG DE UM DISTRITO NO BRASIL!
OBRIGADO PELOS OS ACESSOS!
SUA CONFIANÇA É O NOSSO CRESCIMENTO.

POSTO 100% É O CAMPEÃO EM ASSALTOS NA CIDADE DE IGUATU...

O assalto ocorreu na noite desta quinta-feira (22), por volta das 20h00min. Dois rapazes de capacete chegaram e abordaram os frentistas, levando-os para a parte administrativa do posto. De mãos de um revólver levaram pouco mais de R$ 200,00. Segundo funcionários do posto os dois rapazes estavam muito nervosos e nem conseguiram levar o dinheiro do terceiro frentista. Uma filial do Posto que fica na Jurema, já foi assaltado duas vezes esse ano. As imagens das câmeras existente no posto, ainda não foram liberadas. A polícia está investigando o assalto.

ELETROCARDIOGRAMA É REALIDADE EM DEP. IRAPUAN PINHEIRO...

Este exame, antigamente só feito nos centros mais desenvolvidos, é feito em Dep. Irapuan Pinheiro, no Hospital Municipal São Bernardo.

Informação é da doutora Gabriela Valarouca, enfermeira e diretora do Hospital Municipal.
Segundo ele, os exames de eletro cardiograma eletivos são feitos todas as terças – feiras, devendo o paciente agendar previamente.

Outro detalhe importante, informa a Doutora Gabriela, é a necessidade do paciente solicitar pedido médico para o eletro cardiograma.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PREFEITOS DA REGIÃO CENTRO SUL SE REUNEM PRA DEBATER CONSÓRCIO DA SAÚDE...

Os dez prefeitos que compõem o Consórcio Regional de Saúde do Centro Sul do Ceará estiveram reunidos nesta segunda-feira (19), na sede da APRECE -  Associação dos Prefeitos do Ceará. A reunião foi conduzida pelo presidente do consórcio, Aderilo Alcântara, prefeito de Iguatu. Além dele estavam os prefeitos da região. Vilmar Felix Martins (Acopiara), Expedito José do Nascimento (Piquet Carneiro), Ecildo Filho (Mombaça), Fátima Gomes (Quixelô), Raimundo Luna Neto (Jucás), Marcone Braz (Saboeiro), Risoleta Pinheiro (Irapuã Pinheiro) e Willy Iury (vice de Cariús). O encontro contou com a presença da presidenta da APRECE, Adriana Pinheiro.

COFRE DE SÃO FRANCISCO É ARROMBADO EM QUIXERAMOBIM...

A que ponto chegou à violência em Quixeramobim? Esta foi a pergunta que muitos populares fizeram na manhã desta terça-feira, 20, ao descobrirem que a Igreja Matriz de Santo Antonio sido vítima de furto.
De acordo com a Casa Paroquial, o crime teria ocorrido durante a madrugada. Suspeita-se que o criminoso tenha adentrado ao templo religioso durante a realização da Santa Missa e permanecido escondido dentro da Igreja para efetuar o delito, contando com a ajuda de um ferro para arrombar o cofre de São Francisco, e empreendido fuga por uma janela lateral.
Uma das sacristãs da Igreja nos informou que logo cedo, ao abrir a Matriz, notou a janela aberta e se deu conta de que se tratava de um furto. O cofre violado pelo criminoso foi recolhido até a Casa Paroquial, onde deve ser restaurado. Não se sabe a quantia roubada.  
Por: Jornalismo - SMC

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

RAIMUNDO GOMES DE MATOS ACHA FRACO O DESEMPENHO DO GOVERNO COM O INTERIOR...

Deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) avaliou como “muito fraco” o tratamento dado ao interior nesse momento de seca, observando que há lugares que imperam a fome. Ele, porém, reconhece que alguma coisa está sendo feita, apontando o projeto Cinturão das Águas, cuja construção está sendo iniciada no município de Jati. Com relação à seca no Estado, disse que o maior culpado é o Governo Federal. “Foi anunciado R$ 1 bilhão para investimentos na área hídrica, mas até agora é só projeto”, critica.
Fonte: O Estado CE

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SANTA FELÍCIA EM FOCO - 2ª ENQUETE...

Já estamos com nossa 2ª enquete. 
Você é a favor de Santa Felícia ser município?
Participe e Responda!

PREFEITO DR. VILMAR ENTREGA REMÉDIOS AO POVO DE ACOPIARA...


 Prefeito Dr. Vilmar entrega medicamento nas UBS de Acopiara
Em tão pouco tempo, o acopiarense já tem em quantidade, qualidade e um fácil acesso aos medicamentos que são dispensados na CAF (Central de Abastecimento de Medicamento) de Acopiara. Graças a um bom trabalho que envolve planejamento, compra, armazenagem e dispensação. 
Nesse ano a Prefeitura já investiu em parceria com os governos estadual e federal, quase meio milhão de reais na compra de medicamentos. Segundo o coordenador da Assistência Farmacêutica, Dr. Afrânio Albuquerque, houve um grande avanço na compra dos medicamentos da RENAME, e o Prefeito de Acopiara, com um grande esforço, está conseguindo entregar aos pacientes no próprio município, medicamentos especializados, conhecido também como medicamentos de alto custo, que só eram entregues na capital cearense.

COMEÇA AMANHÃ A VENDA DOS INGRESSOS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014...

venda de ingressos para a Copa do Mundo 2014 começa nesta terça-feira (20), no site da Fifa. Haverá 6 jogos do torneio na capital cearense, incluindo um do Brasil na primeira fase e provavelmente outro, nas oitavas (caso passe de fase em 2º do Grupo A) ou nas quartas-de-final (caso passe de fase em 1º).
                                              ingressos300
A compra de ingressos poderá ser feita para partidas específicas (Individual Match Ticket), para todas as partidas de determinada seleção (Team Specific Ticket) ou para jogos de uma sede específica (Venue Series Ticket).
Na última opção, há como o torcedor comprar ingressos para 5 das 6 partidas que Fortaleza receberá na competição. Isto porque não estão inclusos na Venue Series Ticket (VST) ingressos para a Partida de Abertura, para nenhum jogo das Quartas-de-final, das Semifinais e para a Final.
Ao comprar para os jogos na Arena Castelão pelo sistema VST, os preços variam de R$ 1.840,00 (categoria 1) e R$ 175,00 (categoria 4, meia-entrada).
Como os ingressos mais baratos para as quartas-de-final (que incluem um jogo em Fortaleza) custarão R$ 85 (categoria 4, meia-entrada), o torcedor poderá comprar ingressos para os 6 jogos na capital cearense por R$ 260,00 (R$ 175 do VST e R$ 85 das quartas), sendo todoscategoria 4, meia-entrada.
No entanto, se o torcedor quiser acompanhar os jogos em Fortaleza na categoria 1, a mais cara, pagará R$ 2.500,00 (R$ 1.840,00 do VST e mais R$ 600 do jogos das quartas-de-final).
Sorteio
Lembrando que os ingressos comprados nesta primeira fase, que vai desta terça (20/08) até 10/10/2013 não estarão automaticamente garantidos. Entre os dias 11 de outubro e 4 de novembro deste ano será realizada uma loteria para selecionar as solicitações que serão atendidas. A Fifa informa que todos que solicitarem ingressos neste período, independentemente da data, terão as mesmas chances de serem contemplados.
(DN)

domingo, 18 de agosto de 2013

FÓRUM DE SOLONÓPOLE É ARROMBADO...

Neste sábado (17/08), fato dos mais lamentáveis foi registrado em Solonópole, quando desconhecidos invadiram o Fórum Dr. Dolor Uchôa Barreira,  no edifício Dr. José Augusto Carneiro,  situado na Avenida Prefeito José Sifredo Pinheiro, 108, no centro da cidade.

                                     
Por volta das 10:00h a secretária do Fórum ao passar em frente ao prédio percebeu que o portão e a porta principal estavam entre abertas, imediatamente ligou para o 190, e logo foi acionada a VTR 1492 comandada pelo: Cb. PM Francisco Adauto Nascimento Lopes e composta pelos policiais :  Sd.PM João Neto do Nascimento Mendes e o Sd PM Augusto Sergio Costa Ribeiro.
No local, a Polícia constatou que o portão e a porta principal haviam sido abertas, porém não havia sinal aparente de arrombamento,pois  talvez tenha sido usado “chave micha” ou cópia da chave original.

O cadeado intacto e a corrente estavam próximo a porta no chão e dentro em uma das salas, mas precisamente na secretaria, a vidraça do balcão de atendimento ao público estava quebrada.

Houve bagunça dentro desta sala onde funciona a Secretaria e os armários com arquivos de papel foram violados, tendo a própria secretária verificado que os bandidos nada haviam levado.

No prédio não há armas de fogo e nem drogas.

O Juiz e o Promotor de Justiça da comarca solonopolense foram avisados e de imediato feita a solicitação de uma pericia da Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de  Senador Pompeu/CE e que o local encontra-se guardado pela PM até a finalização da perícia.


O inspetor Claudio da Delegacia Regional de Senador Pompeu e o escrivão Marcio Daschagas da Delegacia Municipal de Solonópole estiveram no local, juntamente com a diretora da secretaria do fórum, cujo nome não foi revelado.

A Policia Militar esteve no local aguardando o perito de Quixeramobim para realização da pericia.

sábado, 17 de agosto de 2013

SANTA FELÍCIA ENTRE OS 30 MUNICÍPIOS A SEREM CRIADOS NO CEARÁ...

Com a aprovação pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (4) do texto do projeto de lei complementar federal que permite a criação de novos municípios, 30 distritos cearenses apresentam os requisitos para se tornarem municípios e aguardam a realização de plebiscito. Os dados são da Assembleia Legislativa do Ceará. No Brasil, o projeto pode motivar a criação de cerca de 400 novos municípios.
Nesta terça-feira (4), o texto foi alterado pelos deputados e será enviado para nova análise no Senado. Com exceção do Psol, todos os partidos apoiaram a proposta. Manifestantes lotaram as galerias do Plenário. Os distritos que desejam se emancipar dependem dessa nova lei porque uma emenda constitucional aprovada em 1996 proibiu a criação de novos municípios por leis estaduais e definiu que isso só pode ser feito por meio de autorização em lei complementar federal.
O total de quase 400 possíveis novos municípios é resultado de levantamento efetuado em maio pelo G1 nas 26 assembleias legislativas. Segundo informações das assessorias, há pelo menos 397 pedidos de criação de novos municípios nas assembleias. O dado mais recente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apurado em 2011, apontava 807 iniciativas de criação de novos municípios no país.
O texto aprovado é um substitutivo, com várias alterações no projeto original de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). As modificações atendem a reivindicações da Confederação Nacional dos Municípios (CMN).
Durante a análise das emendas e dos destaques apresentados ao texto, os deputados aprovaram apenas uma alteração no projeto substitutivo. À revelia do governo federal, os parlamentares retiraram por 219 votos a favor e 134 contra uma expressão que vedava a emancipação de municípios que se encontrassem em áreas pertencentes à União, em reservas indígenas ou em áreas de preservação ambiental. 
Lei estadual

PRÓXIMO ANO DISTRITO DE SANTA FELÍCIA COMPLETA 50 ANOS...

Formação Administrativa de Acopiara:
Distrito criado com a denominação de Afonso Pena, pelo ato provincial de 17-06-1908,subordinado ao município de Iguatu.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Afonso Pena, figura no município de Iguatu.
Assim permencendo nos quadros de apuração do recenseamneto geral de 1-IX-1920.
Elevado à categoria de município com a denominação de Afonsdo Pena, pela lei estadual nº 1875, de 28-09-1921, desmembrado de Iguatu. Sede no antigo distrito de Afonso Pena (ex-Lajes). Constituído de 2 distritos: Afonso Pena e Bom Sucesso, ambos desmembrados de Iguatu.
Instalada em 14-01-1922.
Pelo decreto estadual nº 193, de 20-01-1931, o município de Afonso Pena tomou a
denominação de Lajes.
Pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, o município de Lajes voltou a denominar-se Afonso Pena.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 3 distritos: Afonso Pena, Bom Sucesso e São José.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Bom Sucesso passou a chamar-se Trussú e São José tomou o nome de Quincoê.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Afonso Pena, Trussú (ex-Bom Sucesso e Quincoê (ex-São José).
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o município de Afonso Pena teve seu topônimo alterado para Acopiara. Ainda pelo referido decreto-lei é criado o distrito de Isidoro, com terras desmebradas dos distritos sede de Acopiara e Quincoê e anexado ao município de Acopaira.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos:
Acopiara (ex-AfonsoPena), Isidoro, Quincoê e Trussú.
Assim permencendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual nº 6378, de 02-07-1963, desembra do município de Acopiara o distrito de Trussú. Elevado á categoria de município com a denominação de Bom Sucesso de Trussú.
Pela lei estadual nº 6973, de 19-12-1963, desembra do município de Acopiara o distrito de Isidoro. Elevado á categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distrtios:
Acopiara e Quincoê.
Pela lei estadual nº 7153, de 14-01-1964, foram criados os distritos de Ebron, Santa
Felícia e Santo Antônio e anexados aos municípios de Acopiara.

BONDE DAS MARAVILHAS É PROIBIDO DE CANTAR NO PARANÁ...

A Juíza da Vara de Infância e da Juventude de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Luciana Assad Luppi Ballalai, proibiu a apresentação das adolescentes que integram o Bonde das Maravilhas no show marcado para este sábado (17), às 23h, em um balneário da cidade. A decisão leva em conta o pedido feito pelo Conselho Tutelar 2, que aponta a violação de artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a proteção e uso inadequado da imagem de menores de idade e a falta de informações sobre as condições de segurança do local.
De acordo com o ofício, a juíza proíbe a participação das adolescentes de 13,16 e 17 anos no show – exceto se tiverem “autorização judicial expedida por juiz competente” – e justifica a decisão apontando que ao “apresentam-se praticamente seminuas, dançando coreografias altamente sensuais, elas estão inseridas em contexto erotizante que lhes deturpa a boa formação moral e sexual, com aberto convite à prostituição”.

ROMÁRIO DE OLHO NO GOVERNO DO RIO DEIXA O PSB POR PSDB...

Romário anunciou sua desfiliação nesta sexta-feira (9) do PSB, legenda pela qual se elegeu como deputado federal pelo Rio de Janeiro. O ex-jogador era filiado ao PSB desde 2009. “Acabei de entregar ao presidente do PSB do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, a minha desfiliação da legenda. Estou a caminho do TRE para oficializar o pedido. Obrigado a todos pelo apoio”, disse Romário, pelo Twitter. Nesta última semana, o Baixinho chegou a negar que estivesse trocando o PSB pelo PSDB,   Romário poderia concorrer ao governador nas eleições do ano que vem. Em julho, a pesquisa Datafolha indicou que Romário tem 8% das intenções de votos ao governo do Rio, o que animou o agora deputado federal a considerar uma candidatura ao cargo, conforme o próprio declarou na época. A desfiliação de Romário do PSB é o resultado de uma insatisfação do Baixinho com a direção da legenda, fato tornado público no início deste ano.

LUIZ PONTES "PT ENGANA MUNICÍPIOS E ESTADOS"

O presidente do PSDB do Ceará, Luiz Pontes, saiu em defesa da aprovação da PEC 31 para corrigir o que considera uma grande injustiça da União com estados e municípios. A PEC, de autoria do senador mineiro Aécio Neves, procura ressarcir estados e municípios por perdas orçamentárias decorrentes da concessão de subsídios e isenção de impostos da União, mas que acabam reduzindo as receitas do FPE e FPM e, portanto, minguando recursos que, de direito, deveriam ser direcionados para estados e municípios. 

- Desde 2011, o PT vem empurrando com a barriga essa questão da compensação financeira da União a estados e municípios. É uma injustiça que se faz com os demais entes da federação, porque o Governo retira dos estados e municípios mas não repõe. O PT se utiliza de todos os artifícios para empurrar essa decisão e continua enganando a todos”, reitera Luiz Pontes.

Para o dirigente tucano, o governo tem todo o direito de conceder subsídios ou isenção de impostos para qualquer segmento da economia, mas tem feito isso sacrificando governadores e prefeitos. A PEC 31 não impede que a União continue fazendo desonerações, mas o governo federal seria obrigado, no mesmo exercício fiscal, portanto no mesmo ano, ressarcir os municípios e estados das perdas que estão tendo. 

AGRICULTORES DE 109 MUNICÍPIOS RECEBERÃO GARANTIA SAFRA EM SETEMBRO...

126.921 agricultores que aderiram ao Garantia Safra começam a receber o benefício em setembro. A primeira parcela é de R$ 155

126.921 agricultores de 109 municípios cearenses começam a receber o Garantia Safra em setembro. O novo valor do benefício é de R$ 760,00 divididos mensalmente em 5 parcelas, sendo a primeira de R$ 140 e as demais de R$155.
Para o Coordenador Estadual do Programa Garantia Safra, Arimatéa Gonçalves, “é importante que os municípios se habilitem para que os agricultores possam receber o benefício, efetuando a quitação total de suas parcelas”.
O Garantia Safra foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de assegurar aos agricultores familiares, no caso de ocorrência de perdas iguais ou superiores a 50% da produção, por causa da seca ou excesso de chuvas, uma renda mínima, que nesta safra é de R$ 760 divididos mensalmente em 5 parcelas.
21 municípios ainda precisam quitar as parcelas e garantir o benefício para os agricultores. O prazo para o pagamento regulamentar terminou na última sexta feira (9). Quem quitar após essa data, atrasa o pagamento para outubro e demais meses.

Quem não aderiu o Programa em 2012/2013, já pode se inscrever para a safra 2013/2014. As inscrições também estão abertas para que faz parte do Bolsa Estiagem e tenham o perfil exigido. Para tanto, é necessário procurar a Ematerce, Secretarias Municipais de Agricultura ou as representações dos movimentos sociais para mais informações. São indispensáveis os seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de endereço para preenchimento dos formulários de DAP (Declaração de aptidão ao Pronaf).
O Garantia Safra 2013/2014 será de R$ 850.

60% DA ÁGUA CONSUMIDA POR CARRO-PIPA NO CEARÁ ESTÁ CONTAMINADA!

Em 151 municípios, população recebe água pela Operação Pipa. Estudo indica que 60% da água distribuída está contaminada.

Na Dinamarca cearense, só se chega com carro grande e encarando a poeira que sobe na estrada. Ao contrário do país nórdico, a Dinamarca cearense está longe do mar. À localidade fica a uns 10 km da sede do município de Santa Quitéria, no Sertão. E ali, nestes tempos de céu sempre aberto, só o carro-pipa salva. O que está garantindo água na casa de Maria Soares Mesquita, 55, e em outras sete moradas da comunidade chegou na última quinta-feira - para alegria da dona de casa, que garante: a água entregue ali é de qualidade. “A gente vê que é boa.”

A “garantia” da dona de casa, porém, não está refletida em relatório elaborado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Em maio, o órgão analisou 381 amostras de água de 28 municípios (os únicos que possuem carros-pipas cadastrados no sistema de informação e coletaram amostras) e concluiu que 60% das amostras estavam contaminadas: 18% (70) com a bactéria Escherichia coli e 42% (160) com coliformes totais.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde do Estado, Manoel Fonsêca, cita que a má qualidade da água interfere na saúde. “Temos aumento de casos de diarreia. Infelizmente, a água ofertada (por carros-pipa) é de reservatório superficial, como açudes, que, normalmente, não são cercados, e as pessoas usam para outros fins”.

O Estado distribui hipoclorito de sódio para o tratamento domiciliar da água. Porém, cita a supervisora de Vigilância em Saúde Ambiental, Gláucia Norões, esse tratamento deveria ser complementar, não único. Solução para o problema, indicam Gláucia e Manoel, seria a aquisição de estações de tratamento de água móveis, equipamentos que tratam mesmo a água retirada de mananciais superficiais.


Enquanto não há estações móveis, as pastilhas de cloro devem ser utilizadas pelos pipeiros, frisa Manoel Fonsêca. Valmir Benevinut sabe disso. Pipeiro que deixou água, semana passada, para as casas da Dinamarca cearense, ele pega 8 mil litros d’água no rio Guaíra, em Santa Quitéria (porque “só tem de lá pra tirar”), e coloca duas “pedras de cloro” no tanque. “Aí vem limpando a água”, explica. “É bem tratada e a gente ainda filtra”, confirma o agricultor Francisco Tributino da Silva, 43, morador da localidade.
Enquanto acompanha o despejo da água na frente de casa, a dona de casa Maria agradece e sonha: “Graças a Deus tem pelo menos essa água. Estou pedindo a Deus que chegue o inverno e venha água pra gente.” Amém, dona Maria.

Serviço
Observatório da seca

O Governo Federal mantém um site com informações sobre as ações governamentais para convivência com a seca.
Acesse: is.gd/gOkWVbl0

Resumo da série

Em três dias, O POVO mostrou que a seca tem afetado a saúde do sertanejo. São problemas como surtos de diarreia e aumento de casos de dengue. Ontem, o risco de falta d’água em 40 municípios até o começo de 2014 foi destaque. Hoje, lembramos que a qualidade da água é fundamental quando falamos de saúde.

O Povo