sexta-feira, 31 de maio de 2013

LAGOA DE DENTRO/SANTA FELÍCIA...

Em nosso blog iremos mostrar algumas localidades que pertencem ao nosso distrito. Hoje a nossa postagem é do sítio Lagoa de Dentro. 
Esta foto é do grupo que ainda foi construido por Dr. João Uchoa na década de 80, e até hoje nunca foi reformado.
Esta é a residência de dona Cacilda, senhora muito conhecida em Lagoa de Dentro. Na foto ela recebe a visita do ex. prefeito de Acopiara e médico Dr. João.

GRUPO TRADIÇÃO JUNINA DE IGUATU PREPARA-SE PARA OS FESTEJOS DE SÃO JOÃO...

Junho está chegando. É quando começa a temporada oficial dos festivais de quadrilhas. Em todo Ceará, os grupos intensificam os ensaios para disputar títulos e manter a tradição. Em Iguatu, um grupo em especial, se dedica diariamente para a maratona junina. A quadra esportiva do pólo de lazer Ary Brasil, no Bairro Santo Antonio, é o local utilizado pelos jovens do grupo Tradição Junina. Há seis meses eles arrastam o pé todos os dias, numa rotina incansável de ensaios. O grupo tem 15 anos de tradição e é composto por 60 componentes.

AÉCIO NEVES ENTRA DE VEZ NA DISPUTA PRESIDENCIAL...

O PSDB entrou, no ar, em rede nacional de rádio e televisão, na noite desta quinta-feira, para abrir caminhos com vistas à sucessão presidencial de 2014. A estrela do programa de 10 minutos foi o pré-candidato do PSDB à Presidência da Repúbica, Aécio Neves.
Aécio falou sobre um assunto que gera arrepios para o Governo e, especialmente, para os brasileiros: a ameaça da volta da inflação. Ao mesmo tempo, o ex-governador de Minas buscou neutralizar a pecha imposta aos tucanos de que o PSDB sempre governou para a elite.
Como tentativa de barrar as divergências com os paulistas, o PSDB, por orientação de Aécio Neves, dedicou atenção ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao governador Geraldo Alckmin e ao ex-governador José Serra.
O programa fez um relato sobre a histório do mineiro, os laços familiares com  o avô Tancredo Neves – eleito, em 1984, pelo Colégio Eleitoral, mas que morreu antes de assumir o cargo de presidente da República.

DESFILE DE JUMENTE ACONTECE EM IGUATU...

Desfile de jumentos. Algo que não é muito comum de se ver. O jumento por ser uma das figuras que representa o Nordeste brasileiro, foi o centro das atenções dos moradores do bairro Vila Neuma na noite deste último Sábado, 24, no município de Iguatu.
A comunidade compareceu em grande número, para assistir o desfile dos animais, com os seus enfeites surpreendendo os expectadores. O animal facilmente domado é usado desde os tempos imemoriais, sendo utilizado como animal de tração e carga, desta vez ganhou uma nova atribuição.
A ideia de exposição partiu do vereador da cidade, Antônio Baixinho. Segundo o parlamentar a ocasião tem por intuito resgatar um pouco da história, bem como a valorização do animal. A apresentação com os burros encantou a todos, fazendo o maior sucesso e levando alegria a todos os presentes.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

IRAPUAN PINHEIRO PARTICIPA DA 1ª JORNADA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS...

Dep. Irapuan Pinheiro se fez representado nesta quarta – feira (29/05), em Iguatu, auditório da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (Crede), por ocasião de encontro que integra a I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, promovida pela assessoria especial implantada em dezembro passado pelo governo do Estado. 
Evento mobilizou prefeitos, secretários municipais, sacerdotes, juízes, promotores de Justiça, vereadores, representantes de entidades de classe, associações comunitárias e de clubes de serviço.
Representando Dep. Irapuan Pinheiro lá estiveram os Secretários Rocicleide Pinheiro, de Saúde; Jaianny Pinheiro, de Assistência Social  e José Ricarte, de Esportes, Juventude e Cultura.

ALGUMAS FOTOS DE UMARI - SANTA FELÍCIA...






NOSSA 1ª ENQUETE...

 

Estamos lançando nossa primeira enquete. Nela você que conhece bem a história do Distrito de Santa Felícia, vai votar em quem você achou que melhor ajudou a desenvolver nosso distrito quanto era prefeito de Acopiara; Antonio Almeida, Dr. João Uchoa, Gaspar do Vale ou Dra. Sheila.

FESTA DE SANTO ANTONIO 2013 EM BARBALHA...

Diversos setores econômicos do município já comemoram os efeitos positivos dos festejos

A Festa de Santo Antônio começa no domingo, 2 de junho, mas os diversos setores da economia de Barbalha, na região do cariri, já comemoram os efeitos positivos com o evento. O comércio é um dos segmentos mais beneficiados, com aumento nas vendas que vão de 10% a 50%, a depender do setor. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, é um reflexo que a cidade começa a sentir vários dias antes de começar a festa. Em dado levantado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico local, a movimentação financeira gerada para o período é de R$ 15 milhões.
A presidente da CDL, Suzete Luna, destaca o crescimento que a festa tem obtido nos últimos anos, se configurando como a maior do Nordeste. 
Barbalha passa a ter uma população flutuante,  principalmente de pessoas da cidade que moram em outras localidades do país, e que neste período da festa de deslocam até o município. Os segmentos de confecções e calçados são os mais destacados em termos de comércio.
A festa conta com 12 dias de realização, sendo que a abertura passa a ter uma movimentação maior, em virtude do carregamento do pau da bandeira.
A festa atrai à cidade de Barbalha um público estimado em 500 mil pessoas, sendo entre 250 mil a 300 mil apenas no dia 2 de junho, o equivalente a seis vezes a população da cidade, de 57 mil habitantes. Cerca de 1 mi l vendedores ambulantes trabalham todos os dias da festa, e dezenas de barracas recebem autorização da Prefeitura para vender produtos diversos.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

NÚMERO DE HABITANTES DE TODOS OS DISTRITOS DE ACOPIARA-CE...

Barra do Ingá - Acopiara - CE 2.415

Ebron - Acopiara - CE 1.227

Isidoro - Acopiara - CE 1.971


Luna - Acopiar - Ce

Quincoê - Acopiara - CE 1.322

Santa Felícia - Acopiara - CE 5.223

Santo Antônio - Acopiara - CE 3.295


São Paulinho - Acopiara - CE 2.818

Solidão - Acopiara - CE 1.073

Trussu - Acopiara - CE 5.281

LÚCIO ALCANTARA FALA DO PR PARA 2014...

O presidente do Partido da República (PR) no Ceará, Lúcio Alcântara, afirmou em entrevista nesta semana, que o eleitorado cearense precisa de alternativas ao projeto encabeçado pelos Ferreiras Gomes, e que o PR quer ser uma dessas opções, mas que é preciso esperar as articulações com os demais partidos, que por enquanto segue nos bastidores. “Antes de definir qualquer coisa é preciso esperar pelo desfecho dessa verdadeira federação de partidos que dá sustentação ao atual governador”, ironizou.
Em relação às alianças políticas, Lúcio Alcântara disse que o PR está disposto a buscar aliados, e a partir daí se apresentar como uma alternativa eleitoral de governo em 2014.  “A partir daí nós vamos verificar se há siglas dispostas a se coligarem conosco para que o PR possa atuar como uma alternativa eleitoral ao povo cearense”, reforça o ex-governador.
Ainda sobre ás eleições do próximo ano, o ex-governador admite que vai tentar a volta à vida pública como deputado federal. "Vou colocar meu nome", revela.

LANÇADO EM ACOPIARA O PROGRAMA "NAS ONDAS DA LEITURA"...

Um dia festivo para a educação acopiarense quando do lançamento do programa "Nas Ondas da Leitura" em parceria com a EDITORA IMEPH. A Secretária da Educação de Acopiara, abriu a formação que aconteceu no Centro Social, para Professores  dos 3ºs e 4ºs anos, falando da escolha da Editora IMEPH, para dirigir o programa no município, os motivos que levaram a essa escolha, dentre as outras editoras. Luiza Aurélia da Costa dos Santos Teixeira, disse que; O aconchego, o carinho, a maneira como era tratado o livro, pesou na  escolha, e convidou o Sr. Prefeito Municipal, Dr. Vilmar para conhecer a IMEPH, formando assim a parceria, e  hoje, entregar simbolicamente aos alunos, as mochilas e livros, para que os mesmos percorram os caminhos mais coloridos da leitura, e aprendam o mais rapidamente, a ler, e seguir  os caminhos da cidadania, incentivando para que nossas crianças despertem para a leitura, e surjam escritores, poetas, contistas, em nosso meio cultural.

BANDA SKEMA NO DISTRITO DE SANTO ANTONIO...


terça-feira, 28 de maio de 2013

SÃO JOÃO 2013 EM MILHÃ...

No período compreendido entre os dias 14 e 24 de junho, acontecerá no Parque Beija Flor, em Milhã, V Ceará em festa – Arraia Flor da Jitirana. Será o maior São João na roça da região, com nove noites de muito arrasta pé.

Haverá forró na casa de reboco, casamento matuto, desfile de quadrilhas, quadrilhas improvisadas animadas pelo cantor Messias Holanda e muitas novidades.

Na parte de animação, além do cantor Messias Holanda, haverá Show com Zé de Manu e Banda; Marivalda e Grupo Cariri e Netinho do Ceará e Banda.

Não perca, no Museu e Casa de Cultura Marivalda Kariri, em Milhã, a Flor da Jitirana de Comadre Marivalda.

Apoio: Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Milhã e Câmara de Vereadores de Milhã.
A Informação é de César Martins, da Associação Cultural Hugo Pinheiro, entidade organizadora do evento. 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A CAPELA DE UMARI, SANTA FELÍCIA...

 


















Irei falar em outro momento da nosso igreja. 
Hoje apenas recordações...
Essa foto traz recordações de muitos que foram batizados, casados e que oram na nossa casa santa. 
Lembranças de reuniões, comícios de frente e muito mais que irei falar em breve.

A ESTRADA PRINCIPAL DE SANTA FELÍCIA...




Ao ver fotos (de blogs parceiros) da estrada que liga nosso distrito a cidade de Acopiara, resolvemos também postar nosso comentário. Nossa estrada tão prometida por vereadores, prefeitos e deputados na hora de ganhar votos é a mais esquecida pelos políticos depois que ganham. 
Conservar uma estrada tão importante e que liga três distritos a Acopiara, não é dificil; é só perguntar aos ex prefeitos de Acopiara Dr. João e Gaspar que sempre conservaram a estrada transitável.
Esperamos que Dr. Vilmar, atual prefeito de Acopiara, também mantenha a linha de Dr. João e Gaspar em relação a conservação das estradas. E após o fraco inverno comece pra valer a fazer as estradas de chão.

6º MOTOCROSS EM QUIXELÔ...

domingo, 26 de maio de 2013

O SONHO DA ESTRADA IRAPUAN PINHEIRO ACOPIARA VAI SER REALIZADO...

O Governo do Estado anunciou a realização, a partir do segundo semestre deste ano, de um conjunto de obras rodoviárias na região Centro-Sul do Ceará, que inclui construção, recuperação e alargamento de estradas, beneficiando vários municípios. Os moradores vivem a expectativa de início dos trabalhos. Em alguns trechos, operários já fazem medição das vias para conclusão dos projetos.

Na CE-371 (no alto), entre Dep. Irapuan Pinheiro e Acopiara, a população aguarda o asfaltamento do trecho. Na BR-437, vereadores de Tabuleiro do Norte (CE) e de Baraúnas (RN) pedem apoio para pavimentação da via fotos: honório barbosa

O trecho de 40 km da rodovia CE-371, entre as cidades de Acopiara e Deputado Irapuan Pinheiro foi finalmente autorizado. A obra é uma reivindicação antiga dos moradores das duas áreas urbanas e de várias localidades no entorno da estrada. A via é de pavimentação primária (terra) e os usuários enfrentam transtornos. No período de chuva, há atoleiros e lama. Na época seca, a poeira encobre os veículos.

AGENOR NETO VISITA QUIXELÔ...

Agenor Neto é recepcionado por populares em Quixelô 

O ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto,maior liderança política do interior do estado, continua visitando amigos e correligionários na região centro-sul, e dessa vez, na manhã deste sábado, 25 de maio, Agenor foi até Quixelô, mais precisamente no bairro COHABS, onde visitou amigos e recebeu o abraço da população local que o cumprimentava e perguntavam por seu pai,Dr.José Ilo, pessoa muito estimada pela excelente gestão como prefeito e referência em trabalho e compromisso com o povo. Durante a visita, houve uma imensa aglomeração de populares, várias autoridades estiveram no local, dentre elas, o líder da oposição, Vereador Samuel Araujo, Vereadores; Adil Vieira, Zé do Valdo e demais lideranças, como Wellington Batista,Tico do Barroso, Manoel Alexandre. Foi realizado de forma improvisada um bate-papo, onde as autoridades e os presentes expuseram a imensa alegria da presença de Agenor, destacando a importância do apoio do líder político para o desenvolvimento de Quixelô e de como o povo se alegrou com a ilustre presença que representa os bons dias vividos pelo povo de Quixelô, na gestão de trabalho e compromisso do ex-prefeito, José Ilo e da gestão dinâmica e empreendedora de Agenor, como deputado e Prefeito de Iguatu.

SANTA FELÍCIA PODE SER CIDADE...

Brasília. Dezessete anos depois de uma emenda constitucional ter retirado dos estados o poder de decidir sobre emancipações, um projeto de lei complementar (PLC), a ser votado na Câmara dos Deputados no próximo dia 4 de junho, pode devolver às Assembleias Legislativas a autonomia de poder criar novos municípios.
 
Levantamento feito nas Assembleias dos 26 estados da federação revela que, se a porteira for novamente aberta, o País poderá ganhar até 410 novos municípios, elevando para quase 6 mil o número de cidades brasileiras - hoje já são 5.570.

Considerando que os municípios com até oito mil habitantes criados entre 2001 e 2010 - em processos que ficaram sub judice no Supremo Tribunal Federal (STF) - têm orçamento anual em torno de R$ 20 milhões, a despesa desses 410 municípios poderia chegar a R$ 8 bilhões por ano, uma vez que haveria uma redistribuição das verbas da principal fonte de financiamento dessas cidades, que é o Fundo de Participação nos Municípios (FPM).

A Frente Nacional de Apoio à Criação de Novos Municípios, que diz contar com o apoio de 350 parlamentares de diferentes partidos, admite que já há um forte movimento nas Assembleias para criação de, pelo menos, 250 cidades, e prevê que 180 possam ser, de fato, emancipados. Mas o deputado José Augusto Maia (PTB-PE), autor do PLC 2008/416, nega que vá haver nova farra nos moldes da que ocorreu antes da Emenda Constitucional 1996/15, que passou a subordinar ao Congresso o surgimento de novos municípios.
Plebiscito
Pelo projeto, após a aprovação caberá a cada localidade convocar a população para que vote no plebiscito e decida se deseja a criação do novo município. 
Em tempo: O nosso sonho cada dia mais perto!

EVENTO POLÍTICO EM SANTA FELÍCIA NÃO FOI O ESPERADO...


Aconteceu ontem (25/05/2013) na sede do nosso distrito uma reunião política. Parece que não foi o esperado. Pelas fotos e por comentários, o público presente era composto pela maioria de pessoas de Acopiara. Acredito que o povo de Santa Felícia já está escaldado, principalmente com o ex-prefeito que estava presente e as duas representantes da nossa localidade, que não sabem o que querem. Nesses últimos 8 anos fomos esquecidos pelos três, que querem agora serem os salvadores da pátria. 
 

sábado, 25 de maio de 2013

A HISTÓRIA DE SANTA FELÍCIA...

A HISTÓRIA DE SANTA FELÍCIA Informa uma antiga lenda Jacobea, uma curiosa história relacionada com Santa Felicia e seu irmão Guillermo. Santa Felicia uma jovem e bela, era filha da poderosa casa provençal dos duques de Aquitania, figura entre os devotos da nobreza européia medieval que fizeram a peregrinação a Santiago.
Conta à lenda, que um belo dia a jovem com somente 17 anos, decidiu peregrinar a Santiago de Compostela. Seu pai e seu irmão, preocupados com os perigos que poderia correr à jovem com tão pouca idade, tentaram convencer a não efetuar a peregrinação. Nada pode demovê-la do seu intento e em uma certa manhã se pôs a caminho acompanhada de um importante séquito.
Durante a viagem tomou contato com milhares de peregrinos famintos, doentes e muitos com os corpos deformados a procura da redenção de seus pecados. Dormiu em albergues caros, no entanto visitou locais aonde hospedavam os indigentes, enfrentou a morte e ajudou curar feridos nos hospitais.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

DR. VILMAR, TAMBÉM É NOSSO PREFEITO...

Este é Dr. Vilmar o prefeito de Acopiara. Esperamos muito dele para desenvolvermos ainda mais o nosso Distrito.

A PRACINHA DE UMARI, UM LOCAL DE ENCONTROS DOS JOVENS DE TODA A REGIÃO...

Esta é praça da Vila de Umari, a sede do nosso Distrito. A pracinha foi construida pela primeira vez pelo prefeito Dr. João, depois reformada pelo prefeito Dr. Felipe.

DR. JOÃO UCHOA UM HOMEM QUE SANTA FELÍCIA NÃO ESQUECE...

O ex prefeito de Acopiara e médico Dr. João Uchoa é quem abre a primeira postagem no nosso Blog, que com certeza irá trazer muitas notícias da nossa região. 

 Esta foto é do açúde de Umari contruido por Dr. João. Foi através dessa obra que o Distrito de Santa Felícia começou a mudar . E hoje a nossa esperança aumenta pois estamos preste a passar a ser cidade.


Estas fotos foram da última visita do médico e ex prefeito ao Distrito de Santa Félicia, precisamente na localidade de Lagoa de Dentro (Maio de 2011).